Como anda sua pele ultimamente? Ressacada, oleosa, com manchas ou cansada? Seja como for nós temos uma dica e tanto para te dar hoje: máscara de argila para pele.

Essa verdadeira maravilha da natureza pode e deve ser usada nos seus cuidados de beleza com a pele.

Mas aí vêm as dúvidas: como usar a argila? Para que serve a argila? Quais os tipos de argila? Onde encontrar? Quanto custa? Calma, coração! Vamos responder a todas suas perguntas tim tim por tim tim, acompanhe:

O que é argila?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é a argila e do que ela é formada. A argila é um composto mineral de origem rochosa, formado pela fragmentação de rochas em minúsculos pedaços.

Basicamente, a argila é composta de alumínio, sílica, ferro, manganês, água,  entre outros compostos que se modificam de acordo com o tipo de argila. E, por isso, inclusive, que cada argila possui uma coloração diferente.

E você sabia que a argila já era usada para fins terapêuticos e estéticos desde a Grécia Antiga? Aristoteles, por exemplo, dizia que a argila era um recurso imprescindível para manter e tratar a saúde. Já Hipocrates, o pai da medicina ocidental, já defendia o uso da argila entre seus discípulos. No antigo Egito, era Cleópatra que fazia uso da argila como forma de conservar e promover a beleza e saúde da pele.

E você ainda tem dúvidas se deve ou não usar argila?

Para que serve a argila?

A argila pode ser usada em tratamentos médicos, terapêuticos e estéticos. Mas vamos falar aqui exclusivamente sobre o poder máscara de argila para pele, confira:

  • Acalma a pele
  • Ajuda no controle da oleosidade
  • Absorve impurezas e toxinas
  • Realiza a esfoliação da pele
  • Detox facial
  • Suaviza e regenera as células da pele
  • Clareamento da pele
  • Melhora a condição de manchas na pele
  • Ajuda no controle de cravos e espinhas, eliminando bactérias
  • Ação anti-inflamatória e anti-estress
  • Combate o envelhecimento precoce

Quais são os tipos de argila?

Existem cinco tipos principais de argila utilizados para tratamento estético: a argila preta, a argila verde, a argila vermelha, a argila amarela e a argila branca.

Cada uma delas é recomendada para um tipo de pele diferente e para um cuidado especifico. Veja a seguir:

Argila preta

Máscara de argila preta para pele

A argila preta, rica em alumínio e silício, é considerada a mais potente quando o assunto é desintoxicação e renovação celular, sendo a melhor opção quando o objetivo é promover efeito rejuvenescedor. Essa máscara de argila para pele também possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatória e anti-estresse, perfeita para peles cansadas.

Pode ser usada em qualquer tipo de pele, mas é especialmente indicada para peles oleosas.

Argila verde

Máscara de argila verde para pele

A argila verde é a mais popular entre as peles oleosas e com tendência a acne e cravos. Entre suas propriedades principais podemos destacar a ação estimulante, adstringente, secativa, bactericida, analgésica, cicatrizante e tonificante.

A argila verde combate o excesso de oleosidade, promovendo uma espécie de peeling natural. Essa máscara de argila para pele também possui efeito nutritivo e capacidade de prevenir o envelhecimento precoce. 

Argila vermelha

Máscara de argila vermelha para pele

A argila vermelha é perfeita para pessoas de pele sensível e delicada. Ela também é indicada no tratamento de flacidez facial e para auxiliar na redução de linhas de expressão, uma vez que possui alto poder tensor. A argila vermelha possui uma grande concentração de óxido de ferro e cobre, o que ajuda a promover uma melhor respiração das pele, favorecendo a elasticidade.

Argila amarela

Máscara de argila amarela para pele

A argila amarela é rica em silício, alumínio, ferro e potássio. Pode ser usada em qualquer tipo de pele, mas é especialmente indicada para peles maduras e com tendência ao ressecamento.

Essa argila ajuda no processo de catalização do colágeno, além de atuar no rejuvenescimento da pele, reduzindo a aparência das rugas e promovendo elasticidade. A argila amarela também é hidratante, desintoxicante e purificante.

Argila branca

Máscara de argila branca para pele

Peles sensíveis, delicadas e desidratadas são as maiores beneficiarias da argila branca. Essa argila também é muito conhecida por promover o clareamento da pele e ajudar na remoção de manchas e linhas de expressão.

A argila branca é a que possui maior quantidade de alumínio e, justamente por isso, possui grande capacidade cicatrizante. Outras características da argila branca incluem ação hidratante e suavizante.

Como usar máscara de argila para pele: passo a passo e dicas de aplicação

Como faze máscara de argila para pele

Agora, você deve estar aí se perguntando como preparar a máscara de argila para pele. Nós já adiantamos que não tem mistério nenhum. A argila é vendida sob forma de pó e para ser aplicada na pele deve ser misturada com água ou outra substância liquida.

O mais recomendado é usar água mineral, mas você também pode optar por fazer a mistura usando soro fisiológico e até mesmo água de coco. O procedimento é o mesmo para qualquer tipo de argila, não importa a cor.

Mas vamos ao passo a passo para não ter erro:

Passo 1: Em um recipiente adicione cerca de duas colheres de sopa de argila da sua preferencia. Na sequência, dilua a argila em água, soro fisiológico ou água de coco.

Passo 2: Acrescente liquido suficiente até a mistura se tornar cremosa, verfique o ponto erguendo a colher. Se a mistura escorrer fácil adicione mais um pouco de argila.

Passo 3: Prenda o cabelo e com a pele limpa comece a passar essa mistura no rosto, pescoço e colo fazendo movimentos ascendentes.

Passo 4: Não passe a mistura muito próximo dos olhos e nos lábios. Deixe agir por cerca de 20 minutos ou até sentir que a argila secou completamente.

Passo 5: Para remover a argila da pele também não tem segredo. Você pode fazer isso na pia lavando o rosto com água abundante ou debaixo do chuveiro, só tome cuidado para água não estar muito quente.

Passo 6: Após remover toda a argila, seque a pele com uma toalha macia e aplique o hidratante da sua rotina diária de cuidados.

A máscara de argila pode ser usada a cada 15 dias. Não exagere na dose querendo fazer máscaras toda semana, sua pele pode sofrer com descamação e ressecamento.

Você pode potencializar o efeito da máscara usando algumas gotas de óleos essenciais (não é essência, tá?).

Onde comprar e quanto custa argila?

Hoje em dia é muito fácil comprar argila. Pela internet, você encontra todos os tipos por preços e quantidades variadas. Já se preferir comprar fisicamente, o melhor lugar para isso são as lojas de produtos naturais, apesar de algumas farmácias também venderem.

Não compre argila em excesso, ela estraga especialmente se ficar exposta à umidade do banheiro. Se o preço atacado for mais atraente, considere a possibilidade de comprar com uma ou duas amigas.

Tenha muita atenção para não comprar argila artística ou de modelagem para usar na pele. São produtos diferentes, ok?

Também é bom analisar a marca e a procedência da argila. Algumas não possuem tratamento especial para uso estético e, justamente por isso, podem estar contaminadas com micro-organismos.

Outra dica: compre argila pura, não se iluda com marcas que vendem máscaras prontas. No final é o mesmo produto (ou não porque esses últimos geralmente acabam vindo com outras substâncias) só que com um preço muito maior.

E agora que você já sabe como fazer máscara de argila, conta aqui pra gente nos comentários qual é a sua preferida.

Escrito por

Anna Munhoz

Uma jornalista apaixonada por decoração, vida simples, cachoeiras, cristais e cheirinho de bolo de canela. Acredita no poder das casas que contam histórias, na relação afetiva com o próprio lar e na beleza de viver e morar em harmonia com a natureza (mesmo em um ap. de 44 m²).